Dicas de Informática – por Fabiano

dezembro 21, 2008

Firefox: configurando a barra de URL

Filed under: navegadores — Tags:, , , , , — Fabiano Pachêco de Carvalho @ 1:43 pm

Olá a todos! Nesse meu primeiro post vou ensinar como fazer uma coisa bem simples no navegador Firefox, mas que é de uma ajuda imensa. Eu odeio quando clico na barra de endereços de um navegador e ele não seleciona todo o conteúdo para que eu possa apagá-lo e digitar outro endereço. Se isso não acontece, sou obrigado a clicar duas vezes ou então sair apagando letra por letra para poder digitar o novo endereço, e isso para mim é perda de tempo. Também sou fã do navegador que completa o que comecei a digitar. O Firefox pode completar o que você digita baseado no seu histórico de uso… colocando primeiro as opções que você mais usa! Fantástico.

O Firefox é um navegador de código livre e totalmente configurável. Por padrão ele não vem com a opção de clicar apenas uma vez para selecionar tudo e autocompletar desligado (pelo menos no meu foi assim). Vamos então alterar suas configurações para que ele assim faça:

Na barra de endereços, digite:  “about:config” (sem as aspas, é claro). A tela abaixo aparecerá. Clique na única opção que existe “Serei cuidadoso, eu prometo” para continuar.

config"

Tela que aparece quando você digita: "about:config"

Isso feito, aparecerá uma nova “barra de endereços” logo abaixo da que você o comando anterior onde estará escrito: “localizar”. Abaixo, um monte de nomes estranhos, o status desses nomes, o tipo e o valor deles. Esses são os comandos de configuração de todo o seu navegador, mas não se preocupe, iremos achar o comando específico.

Nessa barra de localizar, digite o seguinte nome: “browser.urlbar” (sempre sem as aspas). Note que a medida que você escreve os comandos de configuração vão se modificando. Ok, será mais ou menos isso que você verá:

Opções que devemos procurar

Opções que devemos procurar

Localize visualmente os nomes:

browser.urlbar.autoFill

browser.urlbar.clickSelectsAll

O primeiro é responsável por autocompletar os endereços digitados baseados nos seus acesso, ou seja, ele só vai completar com endereços que você já acessou! O segundo é responsável pela bendita seleção com 1 clique. Com apenas 1 clique na barra de endereços você seleciona todo o conteúdo. Veja que os valores dos comandos estão como “false”… vamos modificá-los.

Dê dois cliques em cada um desses nomes. Você notará que eles ficarão em negrito (isso indica que foram modificados) e mudarão o valor para “true” (é assim que tem que ficar ok?):

Opções depois de modificadas

Opções depois de modificadas

Pronto, já funciona! O que você fez? Agora, com apenas um clique na barra de endereços você seleciona todo o conteúdo dela. Com a opção “autofill”, a medida que você digita um endereço, o Firefox autocompleta ele (baseado no seu histórico) para você não perder tempo tendo que digitá-lo todo. Se não gostar de uma dessas opções é só voltar o valor para “false”. Para sair da tela, basta digitar algum endereço que você queira na barra de enderços. Valeu!

3 Comentários »

  1. Eu tenho uma duvida:
    Quando baixo alguns programas tipo o DAP, ele altera o mecanismo de busca da barra de endereços(nao é a barra de pesquisas naum ein), por exemplo quando eu baixei o firefox, eu digitava a palavra oi, na barra de endereços, e o mozila ia diretamente para o site da operadora OI, caso ele não encontrasse um site com esse nome ele ia pra o Google como se fosse uma pesquisa.
    Depois que eu instalei o DAP, eu digito oi n barra de endereços, e ele vai para o site da search.speedbit by google, eu queria que ele fosse diretamente pro site da oi!
    Me ajuda aí!

    Comentário por Rodrigo — julho 16, 2009 @ 11:18 pm

  2. A barra que vem após a barra do Arquivo, editar, exibir, sumiu. Como fazer para restaurá-la?

    Comentário por paulo angelo do Vale — setembro 3, 2010 @ 5:25 pm

  3. Muito obrigado,
    Isso já estava me deixando deprimido, mas você me salvou *____*

    Comentário por Tito — dezembro 20, 2012 @ 12:40 pm


Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

O tema Silver is the New Black. Blog no WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

