Dicas de Informática – por Fabiano

dezembro 23, 2008

Use as novas regras da Língua Portuguesa no Firefox

Filed under: navegadores — Tags:, , , — Fabiano Pachêco de Carvalho @ 11:23 pm

Olá a todos! Como todos devem saber, a partir do dia 01/jan/2009 entrará em vigor o Acordo Ortográfico de 1990, que foi um acordo entre países de Língua Portuguesa para tentar unificar o idioma escrito, de modo que possa haver um intercâmbio de textos entre eles sem problema. Dessa forma, a partir dessa data somos obrigados por Lei a escrever textos no novo formato da língua. O trema foi abolido, algumas palavras separadas por hífen são agora unidas, entre outras mudanças.

Quem escreve já começa a ficar com medo, pois corre o risco de escrever errado por desconhecer as novas regras! Logicamente haverá muita dificuldade no começo, mas o fato é que você terá que se adaptar! Quem possui o navegador Firefox da Mozilla, pode ficar, em parte, despreocupado. Foi lançado um complemento chamado VERO ortográfico, que corrige o texto digitado por você em qualquer parte da tela para o novo formato, assim que as palavras são digitadas. O complemento foi criado por Raimundo Santos Moura e está disponível para download gratuito na página oficial do BrOffice, no Brasil.

Esse complemento corrige da mesma forma que o corretor ortográfico dos editores de texto, grifando as palavras erradas em vermelho. Quando se clica com o botão direito na palavra, ele sugere a opção certa. Ele irá corrigir sua digitação no google, no seu email, no orkut, ou seja, em qualquer lugar que você precise digitar dentro de uma tela do navegador Firefox! Esse complemento serve apenas para o Firefox, nem tente instalar em outro navegador que não irá funcionar. Vejamos como é fácil instalá-lo:

Primeiramente, faça o download do complemento na página oficial (http://www.broffice.org/verortografico) ou, se achar mais fácil, clicando aqui. Salve o arquivo (Vero_pt_BR_V200AOC.xpi) como mostrado abaixo, em um local que você queira:

clique OK e salve o arquivo onde desejar

clique OK e salve o arquivo onde desejar

Depois, abra o menu “Arquivo” do seu Firefox, e clique em “Abrir Arquivo”, para poder abrir o arquivo que você fez o download:

abra o arquivo que você salvou

abra o arquivo que você salvou

Localize o arquivo que você baixou na paste que você salvou e clique nele para abri-lo.

A seguinte tela aparecerá, perguntando se você deseja instalar esse complemento. Pode escolher sim sem medo, pois ele é um complemento oficial do corretor ortográfico.

clique em "Instalar agora"

clique em "Instalar agora"

Uma vez terminado o processo, o firefox deverá ser reiniciado, como mostrado abaixo. Quando ele abrir de novo, o corretor já estará funcionando, como mostrado na figura seguinte.

tela pedindo para reiniciar o Firefox

tela pedindo para reiniciar o Firefox

complemento instalado com sucesso

complemento instalado com sucesso

Para se certificar que ele está funcionando, abra o menu “Ferramentas” e clique em “Opções” (se você usa o Firefox pelo GNU/Linux, procure por “Editar” e depois “Preferências”, ok?). Lá, procure a opção “Avançado” e verifique se está marcada a opção “verificar ortografia ao digitar”. Ela tem que ficar marcada. Na figura abaixo, destaquei em vermelho para facilitar.

marque esta opção

marque esta opção

Entre em alguma página que você possa digitar um texto ( seu email, por exemplo), digite um texto qualquer e clique com o botão direito nele. No menu que se abre, deixe marcado o item “Verificar ortografia”. Pronto! Agora você poderá digitar seus textos sem medo. Se a palavra digitada estiver errada, o firefox marcará com uma linha sublinhada vermelha. Basta clicar com o botão direito na palavra que o programa irá sugerir a devida correção. No exemplo abaixo, digitei a palavra “frequência” da forma errada e depois da forma certa. O corretor só marcou a forma errada (com trema). Em outro post, explicarei como colocar esse complemento no editor de textos normal ok? Comentem e boa sorte.

com a opção marcada, o corretor marca de vermelho o erro

com a opção marcada, o corretor marca de vermelho o erro

3 Comentários »

  1. […] ortografia, verificador ortográfico — Fabiano Pachêco de Carvalho @ 6:51 pm Em um post anterior, ensinei como instalar o corretor ortográfico VERO no navegador Mozilla Firefox. Esse corretor é […]

    Pingback por Use as novas regras da Língua Portuguesa no OpenOffice « Dicas de Informática - por Fabiano — janeiro 13, 2009 @ 6:51 pm

  2. […] openoffice, ortografia, verificador — Fabiano Pachêco de Carvalho @ 7:24 pm Em um post anterior, ensinei como instalar o corretor ortográfico VERO no navegador Mozilla Firefox. Esse corretor é […]

    Pingback por Novas regras da Língua Portuguesa no OpenOffice « Dicas de Informática - por Fabiano — janeiro 13, 2009 @ 7:24 pm

  3. […] Essa publicação do blog Dicas de Informática traz detalhes de como implementar essa solução e deixar o seu navegador indicar os seus erros. Obviamente não é uma solução 100%. Imprecisões podem ocorrer (como em qualquer corretor ortográfico). Mas a sua taxa de acerto é grande o suficiente para ser confiável para nossas publicações.  […]

    Pingback por Novas regras do português no Firefox e OpenOffice.org/BrOffice.org | teia — janeiro 14, 2009 @ 9:12 am


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: