Dicas de Informática – por Fabiano

dezembro 29, 2008

Configure a inicialização do Windows Vista

Filed under: windows — Tags:, , , , , , — Fabiano Pachêco de Carvalho @ 2:59 pm

Olá a todos! Quem usa o GNU/Linux tem como grande vantagem a possibilidade de configurar TUDO no sistema. Esse é o mérito do código aberto, presente nos softwares livres. Essa possibilidade quase não existe nos sistemas fechados como o Windows, por exemplo. Mas a Microsoft mantém uns programinhas escondidos no sistema que, se procurarmos a fundo, poderemos usar para deixar o Windows mais personalizável. Um desses programas é o MSCONFIG, e sobre ele trataremos nesse post. 

O MSConfig é um programa que vem junto com o Vista e serve para configurarmos a inicilização do computador, ou seja, o boot da máquina. Nele é possível configurar quase tudo no sistema de boot (inicialização). Para executar esse programa, que vem junto com o próprio sistema, basta escrever seu nome na ferramenta de busca, no menu “Iniciar” do Vista:

vista01vista02 Digite o nome “msconfig” na ferramenta da busca e depois clique no programa que a ferramenta achar, chamado “msconfig.exe”

 

O programa que se abrirá terá a seguinte tela:

tela inicial do programa MSConfig

tela inicial do programa MSConfig

Note que com ele é possível configurar vários tipos de inicialização do sistema. Alternando as abas, podemos escolher quais serviços e programas poderão iniciar quando ligamos a máquina. Isso é muito útil quando se tem um sistema que demora muito para iniciar. Temos a possibilidade de desabilitar programas que iniciam junto com o sistema, aumentando a velocidade do boot.

É útil também quando você desconfia que existem vírus de boot na sua máquina, ou programas que iniciam com o sistema sem a nossa autorização. Se houver, poderemos achá-lo por essa ferramenta, eliminando-os manualmente, se a necessidade de um antivírus.

Uma das coisas interessantes que encontrei nele foi a possibilidade de “ordenar” ao computador que faça a inicialização utilizando os 2 núcleos do processador, se você os possuir.  Quem possui processador de núcleo duplo (Intel dual-core, core 2 duo, AMD X2, etc) no seu computador, pode se beneficiar dessa ferramenta para dizer ao seu sistema que se inicialize utilizando os dois núcleos, ao invés de 1, como é o padrão. Pode-se, dessa forma, ganhar alguns segundos de velocidade na inicialização do sistema.

Vejamos como isso pode ser feito. Clique na aba “Inicialização do Sistema” Você verá a tela abaixo, basta clicar agora em opçoes avançadas. Nas opções avançadas você verá as opções todas desmarcadas. Basta marcar as que você quer mudar, nesse caso o número de processadores, e alterar o valor na caixa. Veja as imagens:

vista04vista05vista06

 

 

 

Pronto, agora seu computador inicializar-se-á com os 2 núcleos, utilizando toda a potência do seu processador. Na verdade, o ganho em velocidade não é grande, cerca de alguns segundos, mas vale pela informação. 

 

Altere as opções para um melhor desempenho da sua máquina, ativando e desativando os programas e serviços que realmente necessitam. Boa Sorte e lembrem-se de deixar um comentário ok?

6 Comentários »

  1. Uma dica muito boa, mais tenho uma duvida no XP tinhamos que ensinar ele a trabalhar com dois nucleos, indo no registro e modificando, no Vista é a mesma coisa? Ou ele utiliza os dois nucleos por si?
    Obrigado pela dica e aguardo a resposta se possivel.

    Comentário por Bruno Oliveira Paulo — janeiro 4, 2009 @ 6:58 am

  2. Olá Bruno.
    O Vista, por padrão, utiliza apenas 1 núcleo na inicialização. É preciso “avisar” a ele que utilize os 2 núcleos. Mas, ao contrário do XP, não é preciso editar os arquivos do registro. Basta que você entre no MSCONFIG e marque a opção correspondente com um clique, do jeito que expliquei no post. O próprio MSCONFIG se encarrega de alterar o registro, sem que você precise se preocupar com isso. Abraço

    Comentário por Fabiano Pachêco de Carvalho — janeiro 4, 2009 @ 9:46 am

  3. Olá. Fiz isso no meu notebook e após a reinicialização o mesmo travava e dava uma tela azul de erro que reiniciava o computador. tive de usar um ponto de restauração para o mesmo voltar a funcionar, o que será que ocorreu?

    Comentário por Daniel Souza — fevereiro 11, 2009 @ 11:42 pm

  4. Olá. Realmente não sei o que pode ter acontecido. Já fiz isso em alguns computadores e nunca recebi mensagem de erro. Será que vc não fez outras alterações no notebook e essas alterações que levaram a esse travamento? Será que seu notebook tem realmente 2 núcleos? Bem, não sei o que aconteceu, mas nunca tive esse problema. Abraço e obrigado pelo comentário.

    Comentário por Fabiano Pachêco de Carvalho — fevereiro 16, 2009 @ 5:43 pm

  5. Estou usando o Virtual Machine PC2007 em minha residencia, windows Vista e na maquina virtual usando Windows XP. Minha placa de rede é USB e na maquina virtual não esta reconhecendo este dispositivo. Tem que configurar alguma coisa para instalação de dispositivos USB??

    Comentário por Helio FLores Junior — setembro 21, 2009 @ 4:58 pm

  6. Ola amigo, parabens pelo blog!
    Ja tinha conhecimento do msconfig, apenas para escolher os programas que iniciam com o sistema, nao tive a curiosidade de fu’car mais a fundo… E essa sua dica de ativar os dois nucleos e “The Best”.
    Valeu !!!

    Comentário por D0ug1as — março 28, 2010 @ 8:50 am


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: