Dicas de Informática – por Fabiano

janeiro 3, 2009

Forçar conexão em 3G no Giant D301 no Windows

Filed under: geral, windows — Tags:, , , , , , — Fabiano Pachêco de Carvalho @ 9:58 am

Olá a todos. Quem usa os modens 3G para conectar a internet vive sofrendo com a instabilidade do sistema. É certo que isso tem diminuído com o passar do tempo, mas não acabou. Quem comprou algum plano 3G logo no início do lançamento, provavelmente comprou o modem Giant D301 (pelo menos na Claro era assim), quem vem com um discador próprio, instalado direto de um CD que o acompanha.

sinal 2.5G mais forte

sinal 2.5G mais forte

Não sei se vocês sabem, mas esse modem procura sempre se conectar na rede que estiver mais forte (com sinal mais potente) para ele, para poder prover uma estabilidade maior. Acontece que a rede mais forte nem sempre é a rede 3G!!! Frequentemente a rede mais forte é a GPRS ou então a EDGE, que são consideradas 2G ou 2.5G. Resumindo, o modem se conecta a uma rede mais lenta, que tem um sinal mais forte, para manter o sinal estável. Na imagem ao lado, podemos observar que na minha casa o sinal 2.5G (ou seja, EDGE) é mais forte. Consequentemente o modem conecta a essa rede, ao invés da 3G (que é mais rápida), do meu plano de internet.

No Windows XP, é muito fácil configurar o modem para que ele escolha a rede 3G (mais rápida), mesmo que o sinal dela esteja mais fraco. Isso resolve o problema de quem paga por uma rede mais rápida e recebe uma bem lenta. Em outro post vou explicar como fazer a mesma coisa em GNU/Linux. Vamos aos passos.

claro02

Uma vez com o discador aberto, mas sem estar conectado, clique no botão “Menu” (ao lado do botão de conectar), depois clique em “Configurações” e depois em “Selecionar banda de frequência”. Não adianta tentar fazer isso com o modem conectado que a opção não estará disponível.

Na tela que aparece, vamos escolher “seleção manual” e clicar em “Concluir”.

claro03

Na próxima tela, marque a opção “3G”, que estará como “disponível”, e clique em “Avançar”.

escolha 3G

escolha 3G

pronto! 3G está como padrão agora

pronto! 3G está como padrão agora

Agora que você está com o 3G como padrão, basta conectar normalmente. Você notará que agora o discador mesmo offline escolhe a rede 3G e a mantém depois que se conecta, mesmo com um sinal mais fraco. O problema é que todas as vezes que você quiser conectar, você terá que fazer isso. Ainda não decobri uma forma de deixar isso permanente. Deixem um comentário ok? Boa sorte.claro07claro08

40 Comentários »

  1. Ficou massa! Parabéns!

    Comentário por Ronaldo Richieri — janeiro 3, 2009 @ 10:36 am

  2. ate que deu certo

    Comentário por jefferson — janeiro 12, 2009 @ 12:02 pm

  3. Cara melhorou muito vlw pela dica!!!!!

    Comentário por kiko — janeiro 18, 2009 @ 7:00 pm

  4. 3.5g[HSDPA]ESTA E A CONFIGURAÇAO QUE ESTA AQUI NA PAGINA.
    SO QUE A MINHA E DIFERENTE!! E ASSIM:3G
    MAS ESTE
    [HSDPA]COMO EU COLOCO??/A MINHA E RAPIDA SO PARA CONECT. MAS A NAVEGAÇAO E PESSIMA, POR FAVOR TEM UMA DICA??
    USO XP.E MEU MODEM E DA CLARO 3G
    MUITO OBRIGADA.

    Comentário por MARINICE RODRIGUES — janeiro 20, 2009 @ 8:49 pm

  5. Oi Marcine
    Bom, de acordo com as coisas que ando lendo na internet sobre a tecnologia de internet móvel, existem 4 tipos de conexões, que podem ser visualisadas na imagem (pequena)

    A sua conexão deve estar identificando somente o tipo de conexão UMTS, e por isso no seu modem aparece somente 3G, sem a sigla HSDPA entre parênteses.

    Espero ter ajudado.
    Se você quiser saber as diferenças entre os tipos de conexão, eu tenho digitado no Google e tenho achado artigos muito bons explicando.

    Abraços

    Comentário por JuKiara — janeiro 21, 2009 @ 10:38 am

  6. comprei o serviço claro 3G e o mesmo veio acompanhado com o modem GIANT D301, porem, na minha versao do windows vista starter nao consigo acessar a internet pois o sistema bloqueia o programa e nao se estabelece a conexao com a internet. em contato com a microsoft fui orientado a contatar o fabricante e solicitar o numero do hotfix para receber uma atualização e assim rodar o programa. assim sendo, gostaria de receber esse numero do hotfix para disponibilizar meu plano. agradeceria qualquer ajuda pois nao consigo acvhar o site do fabricante, segundo a microsoft so precisaria desse hotfix, tudo possivel ja foi tentado. se puder enviar respostas ou link no meu email agradeço, inclusive, pode publicar meu email pois toda ajuda é bem vinda.

    de antemao, agradeço imensamente.

    nilson

    Comentário por nilson de souza da silva — janeiro 26, 2009 @ 7:34 pm

  7. Nilson.

    Olá, tudo bem? Passei por um problema parecido quando tentei fazer minha internet Claro 3G funcionar no Windows Vista. Aquele CD que vem com o modem, para instalar o programa, simplesmente não funciona no Vista. Eu não conseguia nem abrir o CD para saber seu conteúdo.

    Depois de pesquisar na net, terminei descobrindo que a claro possui um Blog (www.claroblog.com.br), onde eles dão algumas dicas sobre a internet deles. Nesse blog, descobri um site que possui o software mais atualizado para o modem GIANT D301, que roda perfeitamente no Vista. O site é o http://www.simmdobrasil.com.br.

    Entre no site e baixe o software (http://www.simmdobrasil.com.br/downloads/drivergiantd301win.rar é o endereço direto). Lá tem um manual de instalação, vc poderá baixá-lo tb. Uma vez feito o download, instale o programa (demora um pouco). Depois da instalação, haverá um ícone na sua área de trabalho que acionará o discador da claro. Sua internet funcionará perfeitamente. Depois que comprovar que sua internet funciona, vc poderá utilizar a dica que tenho em meu blog para melhorar o desempenho.

    Espero ter ajudado… dê um retorno ok?

    Fabiano

    Comentário por Fabiano Pachêco de Carvalho — janeiro 26, 2009 @ 8:09 pm

  8. O sinal na minha residência é muito fraco e sempre esse programa optava por 2.5G. Valeu por essa dica simples, mas muito eficiente.

    Comentário por Fábio Dantas — fevereiro 26, 2009 @ 9:21 am

  9. Fabiano, eu sempre tento estes detalhes todos que você mostrou e nem sempre a coisa dá certo.
    O que eu queria mesmo era o endereço do site que você disse ter encontrado para eu dar uma olhada e ver se alguma coisa de lá me ajuda com o meu problema. Você pode me mandar este endereço ???
    Desde já, obrigado pelas dicas.

    Comentário por Flávio Assumpção — fevereiro 27, 2009 @ 3:51 am

  10. Fabiano, estive relendo seus comentários e encontrei o que queria. Mais uma vez Obrigado.

    Comentário por Flávio Assumpção — fevereiro 27, 2009 @ 4:06 am

  11. cara vlw mesmo vei agora passa esse post pra galera tem um montao de gente precisando disso cara vlw mesmo

    parabéns

    Comentário por DIego — fevereiro 27, 2009 @ 9:52 am

  12. Pessoal,
    Obrigado pelos comentários. Já saiu uma nova versão do programa do modem e essa escolha da banda ficou ligeiramente mais fácil de fazer. baixem a ultima versão ok?
    Lembrem-se de ler os meus outros posts, pois o blog tem outras dicas legais! Abraços

    Comentário por Fabiano Pachêco de Carvalho — fevereiro 27, 2009 @ 11:35 am

  13. Eu peguei o 3g da claro no dia março de 2009 mas e muito lento
    e o modem e o sony ericson
    e o discador e wireless manager
    como faço pra fica mais rapido
    esse discador me ajuda e muito lento
    essa bosta de 3g da claro
    por favor
    valeu e ate mais

    Comentário por Weverton — março 23, 2009 @ 8:34 pm

  14. Weverton.

    Essa dica que postei só serve para o Giant D301. Nunca usei o modem da Sony Ericson e não sei nenhuma dica sobre ele. Mas procure no google que vc deverá achar alguma coisa ok? Abraço

    Comentário por Fabiano Pachêco de Carvalho — março 25, 2009 @ 11:03 pm

  15. esta de parabens e de homens assim que esse mundo doido precisa todas as suas informações me ajudaram e me tirama um cliente cri cri do meu pe muito obrigado trabalho na sansung de jp pb e agradeço muito pela ajuda com o moden d301 claro

    Comentário por edson souto — março 31, 2009 @ 8:20 pm

  16. Pessoal, esqueçam o Giant D301, ele já vem com um problema congênito de fábrica, aliás, que fábrica ??? “CHINA” ??? O negócio é rodar com o MD300 Sony Ericsson, melhor receptor em 3G.
    Abraços

    Comentário por Eliseu — abril 4, 2009 @ 2:49 pm

  17. Legal, isso ai, muito bom ter esse tipo de suporte, achei o q procurava. ABRAÇO

    Comentário por Vinicius Vital — abril 5, 2009 @ 11:02 am

  18. preciso do programa (do discador ) do modem da vivo , meu filho formatou achando que era um pendriver… quem puder me enviar o mesmo eu agradeço nheber@hotmail.com

    Comentário por naldo holanda — maio 18, 2009 @ 9:14 am

  19. Você tem o link para baixar o programa do Modem para windows XP

    Comentário por anderson — maio 18, 2009 @ 10:47 am

  20. Galera, a velocidade da claro é relativo à sua distância da antena de transmição e se você estoura ou não seu limite, aqui em casa eu uso o plano 500kbps. meus download’s ficam na faixa de 100-130kbps,
    mas meu uplaod é lamentável…
    enfim, livrem-se da claro o mais rapido possível, pois o serviço é instável…hoje está bom amanhã pode estar ruim!!!

    Obs-Eu uso o win xp, service pack 3
    e também uso o acelerador conection booster…e pra download uso o orbit!

    =D

    Comentário por lucas — maio 18, 2009 @ 2:12 pm

  21. por favor ( pelo amor de Deus alguém pode dizer onde posso baixar as atualizaçoes deste bendito modem giant d301)

    Comentário por GUSTAVO — junho 12, 2009 @ 2:03 pm

  22. aqui em casa a situação ta sinistra.
    eu configurei a conexão pelo windows,eu nao conecto pelo discador e qd eu fico conectado o discador nao conta os byes nem diz que ta on line. é como se eu tivesse conectado mas nao to. bagulho ta doido, nem sei se conta pra eles minha velo ou meu pacote de dados no momento que vos falo(huHUHAU) to com emule fazendo up de 20 e down de 82. neurotico o sistema,nem sei se vo cancela o serviço que tava pessimo a algumas boas horas atras. quem souber me explica que ta acontecendo manda ve….

    Comentário por Fabio — junho 23, 2009 @ 3:20 am

  23. Fabiano,vlw mesmo vc é o cara, se nao fosse vc eu teria que comprar outro modem pro meu cliente só pra pegar os drivers.

    vlw
    ta de parabéns

    Comentário por Nando — julho 9, 2009 @ 1:47 am

  24. tenho uma duvida, baixei o sobre o conection booster, que configurações eu uso, aqueles valores mtu…..que configurações vcs usam, desde já agradeço se puderem me ajudar…..

    Comentário por arthur — julho 12, 2009 @ 12:57 am

  25. Esse é o modelo do meu Modem GW – D301, só que ele desconecta direto, a claro disse que eu tenho de desativar o ddd facil. só que o meu celular Sony Ericson K750i não mostra a opção de Menu Claro para desativar tal opção… A claro disse que em 5 dias iria fazer contato comigo…

    Comentário por Ricardo Sales — julho 14, 2009 @ 1:05 am

  26. Alguem pode me ajudar? esse modem d301 da claro não funciona no windows 7! Existe drive pra fazer funcionar?

    Comentário por cosme — julho 14, 2009 @ 8:20 am

  27. PARA MELHORAR O DESEMPENHO DO D 301 BASTA LIGAR PARA 08007746678,OU ENTRAR NO SITE DELES http://WWW.SIMMDOBRASIL.COM.BR(SUPORTE TECNICO,DONLOUDS,OPÇAO 1 E BAXAR A ATUALIZAÇAO)SE NAO ENTEDERAM LIGUEM NESTE NUMERO E DA EMPRESA FABRICANTE.

    Comentário por JOANNIS — julho 22, 2009 @ 3:05 pm

  28. Pessoal o mel moldem é o Giant mas ele não aparece essas opções conforme mostrado nas imagens acima.

    Comentário por DUDU — agosto 28, 2009 @ 10:24 am

  29. oi! comprei um netbook, porem veio com o o Windows Seven, instalei o D301 Giant, mas não funcionou, alguém pode me ajudar???

    Comentário por Silvio Cesar Barbsa — novembro 20, 2009 @ 8:44 am

  30. estou usando o 3g, alias o chip do modem 3g da claro so que pifou e coloquei o chip em outro aparelho que e huawei mod. e 226. queria saber se tem como usar o mesmo icone com as mesmas funcionalidades do 3g d301 giant??

    Comentário por mara — novembro 24, 2009 @ 10:46 pm

  31. Oi
    Estou com um grande problema,o meu windows é o 7,só que o meu modem giant d301 não funciona neste sistema operacional vc conhece algum site para fazer esta atualização pq na claro ainda não tem disponivel.
    obrigada

    Comentário por Veronica Ferreira — dezembro 1, 2009 @ 10:25 am

  32. tenho internet 3g da oi, e gostaria de saber se consigo, e como fazer pra juntamente com um switch encore enh908 – nwy usar a net em mais do q um notebook. tenho em minha casa dois notes alem de um tablet e um pocket pc. nao sei sequer se eh possivel,mas com a ajuda de vcs do site pelo menos saberei se estou viajando ou se realmente rola essa verdadeira lan q tento fazer aki. mesmo q nao para todos os aparelhos, mas gostaria de ao menos poder usar 2 seja quais forem ao mesmo tempo aki. pra ajudar um poko, os notes: kennex com windows 7, hp compaq com xp, tablet nokia e pocket hp hw6945. todos com wireless. desde ja agradeço! Rodrigo boka

    Comentário por rodrigo boka — fevereiro 26, 2010 @ 12:45 pm

  33. Comprei um notebook Acer com Windows 7 e o meu modem Giant não funcionou fui até a loja e descobri que não é compatível. Como sou técnico de informática sei que o Windows dispõe de um mecanismo de compatibilidade de versões. Então fiz assim: cliquei com o botão direito sobre o ícone do discador da claro, selecionei a opção: propriedades, aba: compatibilidade e marquei a opção “Executar este programa em modo de compatibilidade:” e escolhi abaixo a opção “Windows XP”. O modem Giant funcionou perfeitamente no ambiente do Windows Seven. Espero ter ajudado. joaolindoso@gmail.com

    Comentário por João Lindoso — abril 22, 2010 @ 9:21 pm

  34. meu modem giant d301 trava e pede pra atualizar e am seguida desconecta!

    Comentário por cassio — junho 5, 2010 @ 4:31 pm

  35. por que minguém tem respostas diretas ao problemas que muitos sofrem, geralmente ao invés de dar respostas concretas falam um monte de coisas que não levam a lugar nenhum por favor internautas sejam diretos aos problemas daqueles que nescessitan

    obrigados!!!

    Comentário por marcos silva — agosto 21, 2010 @ 4:42 pm

  36. não consegui o filtro do meu problema:oi velox 3g,minimodem usb E1553.não consigo reinstalar aplicativo discadar oi.ele se desconectou.como devo proceder realmente?

    Comentário por rose alves — dezembro 4, 2010 @ 12:48 am

  37. Olá! Bom, eu usava o sistema operacional Windows XP, mas, depois resolvi usar o Windows 7. Depois de cerca de 10 a 15 dias usando normalmente o modem Giante D301, o modem não funcionava normalmente, pedia pra fazer a seleção de operadora, só que eu fazia todo os processo de seleção corretamente, e não conseguia. O modem, parou de funcionar no Windows 7. Tive que voltar a usar o Windows XP. Queria saber se tem alguma forma de usar o D301 no Windows 7.

    Comentário por Keiliane — março 27, 2011 @ 1:16 pm

  38. Meu caro, ]?

    esse modem parece que não funciona bem no Win 7 64 bits, vc teve algum problema? como resolveu?

    Grato

    Comentário por Fernando — agosto 17, 2011 @ 3:09 pm

  39. olha, é qui, quando eu ponho na internet ” 3g ” não da certo.. mais eu conseguir na ” 2g “

    Comentário por João Victor — novembro 1, 2011 @ 11:06 pm

  40. Eu josé gostei de ver o forçador de 3G mas vi muito gente tambem falando que trava o 2g e pede Atualização eu vou Espirementar ve se ele não trava comigo um Abraço do Amigo.

    Comentário por José Nabor Ibarra Pereira — dezembro 19, 2011 @ 7:23 am


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Blog no WordPress.com.

