Dicas de Informática – por Fabiano

janeiro 13, 2009

Novas regras da Língua Portuguesa no OpenOffice

Filed under: geral — Tags:, , , , , , — Fabiano Pachêco de Carvalho @ 7:24 pm

Em um post anterior, ensinei como instalar o corretor ortográfico VERO no navegador Mozilla Firefox. Esse corretor já está de acordo com as novas regras da Língua Portuguesa, que entraram em vigor no de 01/jan/2009.

Dessa vez, vamos instalá-lo no OpenOffice 3, que é o concorrente gratuito e de código aberto do Office da Microsoft. Vale lembrar que, segundo a própria Microsoft, o Office 2007 só disponibilizará um dicionário adaptado as novas regras “até o ano de 2012”. Quem usa o OpenOffice, além de utilizar um programa excelente e à altura do Office da Microsoft, mas totalmente gratuito e aberto, estará um passo a frente em relação à correção ortográfica. Portanto, parem de ficar pirateando o Office e instalem o OpenOffice!!! Vamos aos passos…

Vá ao site de download do VERO e baixe a versão mais atual, ou clique aqui para ser direcionado. Na página, clique no arquivo “Vero_pt_BR_V203AOC.oxt” para baixá-lo:

faça o download

faça o download

Salve o arquivo em um local que você possa achá-lo depois. Agora é só entrar no OpenOffice 3, clicar no menu “Ferramentas” e depois em “Gerenciador de extensão”, como na tela abaixo:

vero_021Clique agora em “Adicionar”, e uma nova tela se abrirá, solicitando que você localize o arquivo que baixou. Localize o arquivo “Vero_pt_BR_V203AOC.oxt” (baixado anteriormente) e depois “Abrir”. Uma tela com uma espécie de contrato se abrirá, como visto na figura abaixo. Clique em “Rolar para baixo” e você verá que, no final do contrato, a opção “Aceitar” ficará disponível para clicar. Clique em “Aceitar” e pronto: agora você tem o dicionário instalado! É bom reiniciar o OpenOffice para garantir (o OpenOffice, não o computador ok?).

vero_033Para se certificar que está usando o dicionário correto, vá novamente no menu “Ferramentas”, depois e clique em “Opções”. Na tela que se abre, escolha na esquerda a opção “Configurações de Idioma” e depois “Idiomas”. Na parte direita da tela, certifique-se que o idioma selecionado é o Português (Brasil):

vero_041

Na página do VERO você poderá ver um FAQ que explica como saber se o seu corretor está funcionando corretamente. Basicamente você deverá digitar algumas palavras que mudaram com a nova regra e esperar para ver se o corretor acusará erro. Uma palavra que comprova que está atualizado é a “microarranjo”. Se ela não grifar de vermelho quando você digitar é porque você está com tudo funcionado. Você pode digitar também ‘miniautomóvel’, ‘microteste’, “autorreconhecimento’, ‘reparcelamento’ (sem as aspas, é claro). Se elas não ficarem grifadas é porque está tudo ok.

Boa sorte e comentem ok?

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: