Dicas de Informática – por Fabiano

janeiro 14, 2009

“Paint” do Windows no Ubuntu?

Filed under: GNU/linux — Tags:, , , — Fabiano Pachêco de Carvalho @ 12:11 am

Olá a todos! No Windows, seja qual for a versão, existe um editor de imagens bem simples e leve, mas que resolve muitos problemas rápidos. É o Paint, que vem junto com o sistema operacional de “brinde”. Quando foi criado, ele era apenas um editor de imagens tipo bmp, mas com a evolução ele passou a editar praticamente todo tipo de imagem.

Existe um equivalente ao Paint no Ubuntu, em leveza e simplicidade. O nome dele também é equivalente, chama-se GPaint. Ele não vem instalado por padrão no Ubuntu, mas está nos repositórios e pode ser instalado com apenas alguns cliques. Vamos aos passos:

Clique no menu “Aplicativos” e depois em “Adicionar/Remover”, para entrar no instalador de programas. Na tela que se abre, digite na barra de procura o nome GPaint. Se nada aparecer, escolha no menu ao lado da barra a opção “Todos os aplicativos disponíveis” que assim vai aparecer ele. Você verá que o programa aparecerá nos resultados, com sua caixa desmarcada. Apenas marque a caixa e clique em “Aplicar Mudanças”, no canto inferior direito.

marque e aplique

marque e aplique

Uma caixa de diálogo aparecerá, perguntando se você confirma a instalação do programa. Cliqueem “Aplicar”. Será feito o download e instalação. Basta esperar.

gpaint02

Depois de esperar… pronto! O programa está instalado. Muito fácil! Agora basta clicar no menu “Aplicativos”, depois “Gráficos” e ele estará lá para ser usado. Como eu disse, é um programa bem simples, que segue o estilo do Paint do Windows… vale a pena instalar. Boa sorte.

tela do GNU Paint

tela do GNU Paint

3 Comentários »

  1. Boa dica, mas o gpaint não é muito intuitivo. Sempre sugiro o Kolourpaint (mesmo usando Gnome), que possui mais recursos e é bem mais simples de usar.
    Hasta la vista!

    Comentário por César Lemos — janeiro 25, 2009 @ 5:50 pm

  2. César,

    Dei uma olhada no programa que você indicou e vi que realmente ele é mais intuitivo, pois se parece mais com o Paint do Windows. Para quem desejar utilizá-lo, ele pode ser instalado no Gnome sem problemas. Basta baixá-lo no site http://kolourpaint.sourceforge.net e instalar. Abraços

    Comentário por Fabiano Pachêco de Carvalho — janeiro 29, 2009 @ 4:39 pm

  3. boa dica… kolourpaint resolveu o meu problema valew🙂

    Comentário por Thiago — agosto 27, 2014 @ 10:32 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: