Dicas de Informática – por Fabiano

janeiro 27, 2009

Como editar partições no Vista

Filed under: windows — Tags:, , , , , — Fabiano Pachêco de Carvalho @ 8:52 pm

Olá a todos! É bastante comum se ver nos computadores de hoje o HDs (discos rígidos) particionados. A partição nada mais é que uma divisão de uma estrutura única, o disco rígido, em partes, simulando vários discos rígidos independentes. Eu particularmente sempre particiono meus HDs, colocando o sistema operacional e programas em uma partição, e os meus arquivos pessoais em outra partição diferente. Dessa forma penso que trabalho de forma mais organizada e, se preciso formatar o HD (quero deixar claro que só faço isso no Windows mesmo!), formato apenas a partição do Windows, sem precisar me preocupar com meus arquivos.

Muitos não sabem, mas o Windows Vista vem com um bom editor de partições, além de ser bem fácil de usar. Lógico que não se trata de nenhm Gparted do GNU/Linux, mas permite fazer o básico como criar e editar (aumentar, diminuir, etc.) partições compatíveis com o sistema Windows (ou seja, FAT e NTFS). Para encontrar o editor de partições basta ir ao “Painel de Controle” e procurar o item “Sistema e Manutenção”. Dentro do item você verá as “Ferramentas Administrativas” e escolherá a opção “Crie e formate partições do disco rígido”

particao01particao02

Uma vez dentro do editor de partições, temos uma interface bem intuitiva. Podemos ver quais as partições que o computador já possui (caso ele possua alguma). Para editar alguma coisa, basta clicar com o botão direito do mouse na partição que deseja editar. Lá surgirão 3 opções básicas que são “Estender”,  “Diminuir” e “Exluir” o volume. No caso desse computador que retirei as fotos das tela, eu desejava criar uma partição separada para poder instalar o Windows XP. O computador já possuía 2 partições, a “C:”, local onde está instalado o Windows Vista, e a “HP-RECOVERY” que é a partição onde se encontra o sistema de recuperação da HP (é o laptop HP do meu irmão, hehehehe). Como o meu HD já estava todo usado com essas duas partições, tive que primeiro “Diminuir o volume” da partição “C:”, liberando 20Gb (que foi o tamanho que escolhi). Lembre-se que o tamanho é dado em megabytes, ou seja 1Gb é igual a 1024MB. Basta fazer o cálculo antes de digitar o tamanho.

particao03

particao04

 

 

Depois, formou-se um espaço fazio e sem formatação de 20Gb entre as duas partições, e isso é bem lógico, já que dominuí uma partição. Nesse espaço fazio, cliquei com o botão direito do mouse e selecionei “Formatar’ para poder formatar o novo espaço, criando a nova partição. Coloquei o nome de “Windows XP”, mas poderia ter colocado qualquer nome e escolhi o sistema de arquivos “NTFS” que é o sistema padrãodo Vista e de versões mais novas do XP. Depois atribuí a letra “D:” para essa partição, para que eu a visse assim no meu gerenciador de arquivos.

Pronto! No final fiquei com a  configuração ao lado.Agora posso instalar o Windows XP nessa outra partição e ficar com os dois sistemas funcionando na mesma máquina! Boa sorte e deixem um comentário ok?

particao05

14 Comentários »

  1. Legal seu artigo. Segui os passos e consegui fazer a nova partição. Obrigado.

    Comentário por André — janeiro 30, 2009 @ 9:28 am

  2. RAPAZ, PROUCUREI EM VÁRIOS SITES,…FORUNS.BLOGS.. MAS A MELHOR RESPOSTA EU ENCONTREI AQUI!

    VALEU!! BIGADUUUUU!!

    Comentário por marcos — fevereiro 7, 2009 @ 9:28 pm

  3. e ae blz vlw pela dica, mas eu gostaria de saber pq eu nao consigo liberar mais espaço do C, eu fiz uma partiçao o d e dae o windows só liberou 38 gb, tentei denovo mas nao posso diminuir mais o C q esta com 110gb se puder me ajudar mais uma vez ficarei muito grato!!

    Comentário por felipe — março 17, 2009 @ 3:12 am

  4. felipe.

    Provavelmente vc não pode pq o vista não está mais achando espaço livre no final da partição C. Se vc acha que ainda tem mais espaço vazio no C, tente antes de mexer no tamanho da partição fazer uma desfragmentação nela. A desfragmentação fará com que os arquivos fiquem organizados no início da partição, permitindo que vc possa usar o final da partição para criar outra entendeu?

    Comentário por Fabiano Pachêco de Carvalho — março 25, 2009 @ 11:01 pm

  5. Muito bom Fabiano ! Obrigado pela dica em relação a desfrag eu estava com o mesmo problema, estou desfraguimentando agora!🙂
    Abs

    Comentário por JV — abril 22, 2009 @ 10:50 pm

  6. Alo amigo, usei todas as dicas de seu tutorial, mas nao consigo mais reduzir a particao do meu note, ele estava dividido em C e Recovery, exclui o recovery e diminua a particao C, mas nao consigo diminuir mais que a metada do hd, queria deixar 100GB para Win e 200GB para arquivos, sabe me disser algo sobre isso??

    Vlw Amigo…

    Comentário por Jonas Bruschi — julho 10, 2009 @ 11:13 am

  7. Não consigo criar partições no meu notebook lg e o problema é esquesito pois quando carrego no concluir diz o seguinte: a operação que seleccionou vai converter os discos básicos em discos dinâmicos

    Comentário por yoco — julho 15, 2009 @ 2:32 pm

  8. […] Como editar partições no Vista – um blog com dicas de informática (leia principalmente os comentários […]

    Pingback por Particionando o disco - parte 1 | Mundo livre — setembro 12, 2009 @ 11:31 pm

  9. Fabiano,
    como faço para reintegrar uma partição ao volume original? Isso é possível?

    Comentário por Ronaldo — novembro 25, 2009 @ 9:32 am

  10. Obrigado amigo! eu criei a maquina virtual ensinada em outro tutorial seu, mas a placa de video que fica instalada na maquina virtual é VGA 4mb e nao consigo instalar a GeForce então esse aqui ficou melhor ainda. Obrigado!

    Comentário por Roque Luis — janeiro 4, 2010 @ 2:16 pm

  11. Muito bom seu artigo, parabens.

    Comentário por jorge — maio 31, 2010 @ 8:04 pm

  12. perfeito cara…só assim mesmo pra fazer meu computador querer brigadão
    otimo tutorial

    Comentário por anderson — julho 4, 2010 @ 11:44 pm

  13. seu post foi de muuita ajuda pra mim,obrigado mesmo,ja nao sabia masi oq fazer com o meu pc,te agradeço do fundo do meu coraçao,valeu,!!

    Comentário por Nagato Pain Sama — maio 13, 2012 @ 10:01 pm

  14. […] Como editar partições no Vista – um blog com dicas de informática (leia principalmente os comentários […]

    Pingback por Particionando o disco – parte 1 | WordPress — novembro 11, 2012 @ 3:36 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Blog no WordPress.com.

