Dicas de Informática – por Fabiano

janeiro 28, 2009

Como criar uma máquina vitual da Microsoft no Vista

Filed under: windows — Tags:, , , , , — Fabiano Pachêco de Carvalho @ 1:28 pm

Olá a todos! Como todos sabem, os novos computadores já saem de fábrica com o Windows Vista instalado. Apesar de a Microsoft já ter marcado a data do fim do Windows XP (em maio/2009 a Microsoft para de licenciar e fabricar o XP), ainda é grande o número de programas que não rodam no Vista.

Você tem basicamente duas opções para resolver esse problema. A primeira, é instalar o Windows XP em uma partição diferente e usar um gerenciador de boot para permitir que você escolha, quando ligar o computador, qual sistema você quer usar, Vista ou XP (esse é o famoso “dual-boot”). A segunda, bem mais fácil, é criar uma máquina virtual dentro do Vista e instalar o XP nela. Não preciso nem dizer que as duas opções necessitam de um conhecimento mais profundo em informática, apesar de a segunda ter uma execução bem mais fácil.

A máquina virtual é uma “simulação” de um Hardware que é feita via Software. Ná prática, é como se você possuísse um computador dentro de outro, tudo simulado por uma programa de virtualização. Na verdade, a máquina virtual não passa de um arquivo de dados, mas para o usuário é como se tivéssemos um outro computador independente.

Se você deseja apenas rodar um ou outro programa incompatível com o Vista, escolha ter uma máquina virtual. A vantagem da máquina virtual é que você não terá problemas com os drivers, que é o calo de quem tenta instalar o XP em computadores mais modernos. Ou seja, na máquina virtual, tudo funcionará, placa de vídeo, placa de som, placa de rede, etc. A desvantagem é que o sistema fica um pouco mais lento mas, se é pra rodar um ou outro programa, você nem notará essa perda.

Nesse post vou ensinar a instalar o programa gratuito da Microsoft (sim, eles têm programas gratuitos também… heheheh) para criação da máquina virtual, o Virtual PC 2007 e logo depois vou criar uma máquina virtual (ou seja, que não existe fisicamente) com 512MB de RAM e 10GB de disco rígido. Se você tem um Vista original (isso significa que ele não é pirata ok?), basta ir no site da Microsoft e fazer o download do programa, ou clicar aqui e ser direcionado. Faça o download do programa e, quando terminado, clique duas vezes nele para instalar. A instalação é intuitiva, daquele tipo que é só clicar em “NEXT”>”NEXT” e por aí vai, mas possui alguns detalhes. Vejamos:

coloque seu nome e continue

coloque seu nome e continue

 

 

Passada a primeira tela, aceite o contrato. Na próxima tela você será perguntando pelo seu nome e se quer que a máquina possa ser acessada somente por você ou por quem usar o computador. Se você possui apenas um usuário no seu computador e ele é você mesmo, pode deixar marcado para todos. Como estou criando para meu irmão, coloquei o nome dele aqui. Pintei de vermelho minha chave do Vista para que vocês não vejam ok? Mas vocês verão a chave de vocês nesse campo. Na próxima tela você receberá o aviso que o programa foi instalada com sucesso. Pronto, muito simples! Agora você precisa instalar a máquina virtual. Basta seguir a sequência de criação da máquina que será iniciada automaticamente após a instalção do prorama.

 

 

 

Avance a primeira tela e você terá 3 opções de máquina virtual:

marque a primeira opção

marque a primeira opção

 

 

Marque a primeira opção e prossiga. As demais opções servem para você criar uma máquina com padrões pré-definidos ou para adicionar uma máquina virtual que você já tenha criado em outro computador. Essa última opção é bastante interessante pois abre a possibilidade de você transportar sua máquina virtual entre computadores apenas transportando o aquivo dela. Mas vamos prosseguir… 


 

 

 

 

Crie um nome para a máquina virtual (eu usei Windows XP) e depois selecione o Sistema Operacional que deseja usar na máquina. Esse passo é especialmente importante pois faz com que o programa otimize o uso da máquina para aquele sistema operacional que você escolheu. Como o programa é da Microsoft, ele só possui opções de sistemas Windows. Escolha o Windows XP. Repare que ele já define alguns parãmetros básicos, mas vamos alterar esses valores mais na frente. 

crie um nome

crie um nome

escolha Windows XP

escolha Windows XP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

virtual081

 

 

Na próxima tela, ajuste a quantidade de memória RAM que deseja usar na máquna. Por padrão, vimos que o programa usa 128MB para o Windows XP. Mas isso é insuficiente para a maioria dos programas. Aumente para quanto você quiser, mas saiba que isso vai comprometer a performace do Vista quando a máquina virtual estiver em uso. O ideal é usar o que o programa que você pretende usar recomenda. No meu exemplo coloquei 512MB, pois o programa que pretendo usar recomenda isso.

 

 

 

 

No próximo passo devemos escolher se queremos utilizar um disco virtual existente ou criar um novo disco. Como ainda não temos nenhum, vamos criá-lo.  Marque para criar um novo e na tela que se segue determine o tamanho do disco virtual. Eu escolhi 10GB, mas você pode escolher o tamanho que quiser. Lembre-se que só o Windows já usa quase 5GB, ou seja, ainda me sobram 5GB para eu colocar o programa que quiser ou criar alguns arquivos dentro desse meu disco virtual. Para mim é o suficiente. Lembre-se que o tamanho é dado em MB, ou seja 10GB=10240MB.

crie um novo

crie um novo

escolha o tamanho

escolha o tamanho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

virtual12

 

Na próxima tela você verá que a máquina foi criada com sucesso. O que você tem aqui com esse exemplo? É como se você possuísse um computador genérico, que tem um HD de 10GB e 512MB de memória RAM. Agora, basta instalar o Windows XP nele, mas isso é no próximo tópico ok? Deixem comentários e boa sorte.

10 Comentários »

  1. […] virtual PC, vista, windows — Fabiano Pachêco de Carvalho @ 3:39 pm Olá a todos! No post anterior, vimos como criar uma máquina virtual usando um software gratuito da Microsoft. Com a máquina […]

    Pingback por Windows XP rodando dentro do Vista « Dicas de Informática - por Fabiano — janeiro 29, 2009 @ 3:39 pm

  2. Diz que não é compatível com meu OS, o meu é Vista Home Premium. Será que pode me ajudar? Obrigado

    Comentário por Marcelo — março 24, 2009 @ 10:23 pm

  3. Olá. Estranho essa mensagem! Você consegue acessar a opção de gerenciamento de partições? Quando é que essa mensagem surge?

    Comentário por Fabiano Pachêco de Carvalho — março 25, 2009 @ 10:55 pm

  4. Muito obrigado. Consegui instalar perfeitamente.

    Comentário por Fábio Freitas — abril 1, 2009 @ 10:18 pm

  5. Por favor, como faço o velos funcionar no XP virtual. Eu uso o velox?

    Comentário por Cristiano Campos — maio 10, 2009 @ 7:54 pm

  6. Cristiano.

    Aqui, para usar a internet, basta que eu esteja conectado no meu sistema host, ou seja, no meu sistema operacional de origem que a internet passa a funcionar automaticamente no meu XP virtual. Tente conectar sua Velox como vc faz normalmente (fora da máquina virtual) e depois tente acessar algum site dentro da seu XP Virtual.
    Se não conseguir, tente alterar as configurações da sua máquina virtual, no item “Settings” do Virtual PC Console (com o XP Virtual desligado), habilitando a placa de rede para ser usada na máquina virtual ok? Acho que isso resolve.

    Comentário por Fabiano Pachêco de Carvalho — maio 11, 2009 @ 9:24 pm

  7. Cara, muito legal a sua dica. Fácil, passo a passo e de grande ajuda.

    Parabéns.

    Comentário por Carlos Magno da Silva Guerra — agosto 16, 2009 @ 11:16 pm

  8. Muito bom ese seu trabalho, agradeço por compartilha um pouco de todo esse seu conhecimento.

    Comentário por natalicio — agosto 18, 2009 @ 5:32 am

  9. Muito legal a sua dica. Fácil, passo a passo e de grande ajuda.

    Parabéns.

    Comentário por Isaac Pedrosa — novembro 30, 2009 @ 8:54 am

  10. muito bom o seu tutorial! parabéns!

    Comentário por jovani — maio 7, 2011 @ 10:40 am


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: