Dicas de Informática – por Fabiano

janeiro 29, 2009

Windows XP rodando dentro do Vista

Filed under: windows — Tags:, , , , , — Fabiano Pachêco de Carvalho @ 3:39 pm

Olá a todos! No post anterior, vimos como criar uma máquina virtual usando um software gratuito da Microsoft. Com a máquina criada, agora é a vez de instalar um sistema operacional nela, pois sem isso temos apenas um computador que não serve para nada. Como vocês devem lembrar, criei uma máquina que possuía um HD (disco rígido) de 10GB e 512MB de memória RAM e que estava predefinida para receber o sistema Windows XP. Escolhi instalar nessa máquina o Windows XP, para que eu possa rodar uns programas que não rodam no Vista. Vamos aos passos.

No programa da Microsoft (Virtual PC 2007), temos um painel onde ficam listadas as máquinas criadas. Como só criei uma, tenho apenas uma listada e é nela que irei instalar o Windows XP. Você poderá criar quantas máquinas quiser e instalar o sistema operacional que quiser também. É uma boa forma de testar o sistema antes, se você tem ainda algum receio de instalar de vez em sua máquina. bem, na tela do painel, vamos clicar uma vez na máquina que usaremos para selecioná-la e depois clicaremos em “Settings”, para configurá-la:

virtual122

virtual12-1

 

 

 

 

 

 

 

 

virtual12-2Nesse painel da figura, instalaremos na nossa máquina virtual o hardware que desejamos que ela tenha. Dessa forma, poderemos utilizar CDs, Disquetes (alguém ainda usa isso?), entradas LPT e COM, e assim por diante. Basta entrar nas opções e marcar as que você desejar. Na figura abaixo, estou configurando minhas placas de rede. Você não pode deixar essa etapa de fora pois ficará sem internet na máquina se não o fizer. No caso desse laptop que estou usando para fazer o tutorial, tenho 2 placas: uma com fios e outra wireless. Marquei duas placas e no quadro escolhi individualmente as placas, para que as duas funcionem. Apesar de ter dois tipos diferentes de placa, na máquina virtual sempre aparecerá como se eu tivesse duas placas com fio. Isso serve para não ter problemas com instalação de drivers no XP. Quando você estiver conectado na máquina host, ou seja, a que está com o Vista, você estará também na máquina virtual.

Como o HD é também virtual, você poderá instalar quantos você quiser. Também não importa se ele é SATA… na virtualização, ele sempre aparecerá como IDE, para não ter problemas de drivers com o Windows XP.

Se vocês observarem, não será possível usar USB na máquina virtual, não temos como configurar isso. A microsoft não disponibiliza no seu programa, que é este do exemplo, a opção de usar USB na máquina virtual. Mas não se preocupe! Para contornar esse problema, basta compartilhar uma pasta do seu computador com a máquina virtual (em “shared folder”) e copiar os arquivos do seu pendrive para essa pasta. Dessa forma, toda vez que precisar usar os arquivos, você terá que copiá-los antes para a pasta compartilhada para poder acessá-los da máquina virtual. Dá trabalho mas resolve. Outra solução seria usar outro programa de virtualização. Você poderá usar um de código aberto, que é melhor, mais rápido, mais configurável e que permite instalar outros sistemas operacionais, como os baseados em GNU/Linux (tava demorando para eu falar em Linux não era?) . Pois é, o GNU/Linux tem um programa melhor e pode ser encontrado clicando aqui. Mas continuemos com o nosso tutorial, pois hoje estamos falando de Microsoft.

bios_virtualBem, tudo configurado, basta clicar em “OK”, voltando ao painel inicial. Nesse momento você deverá inserir o seu CD de instalação do Windows XP na unidade de CD e depois clicar em “Start”, no painel do Virtual PC. Isso fará com que a máquina virtual inicie, simulando exatamente um comnputador, ou seja, com boot e tudo mais. Se você clicar a tecla “delete” no início, poderá até entrar no “setup” da máquina. Resumindo, estamos com uma “máquina” completa em nossas mãos, com placa-mãe própria, placa de rede, placa de vídeo e etc, só que tudo criado por um software. Ela, por padrão, procura o sistema de boot no CD, depois no HD virtual, mas você poderá alterar isso pelo setup da máquina. Logicamente, a máquina não tem sistema operacional, portanto travará logo no seu início se não for colocado o CD de instalação do Windows. Se ela não reconhecer o CD que você inseriu, basta dar um CTR+ALT+DEL na máquina, clicando no menu “Action” e escolhendo a opção.

Uma vez que o sistema iniciou pelo CD, basta proceder a instalação normal do Windows, que não explicarei aqui pois se trata de uma instalação do Windows normal, como se estivesse fazendo em qualquer computador físico. Algumas telas aqui para vocês verem:

 

xp_instalacao-11Depois de instalado o Windows XP, temos que executar um passo essencial, que vai “equilibrar” toda a máquina virtual no sentido de você poder usar o som, vídeo e etc do seu computador, que é a instalação dos drivers. Basta clicar no menu “Action” do console e depois em  “Install or Update Virtual Machine Additions”. Para ficar mais fácil ainda, basta clicar com a tecla “ALT GR” (que é a tecla ALT do lado direito) + a letra I. Como é tudo virtual, o programa simula a inserção de um disco de drivers e instala todos os componentes de “hardware” para você. Basta clicar em prosseguir que tudo será instalado. Quando terminar, o sistema pedirá para reiniciar. Clique em OK e espere reiniciar.

additions01

additions02additions03

 

 

 

 

 

 

 

 

Pronto! Agora você tem uma máquina virtual com Windows XP com tudo funcionando e rodando dentro do Vista. Para usar de forma mais integrada, escolha o modo de “Tela cheia”. Dessa forma, você nem notará que está em uma máquina virtual.

Instale agora os programas que você queria rodar como se instalasse em um computador novo… tudo igual. Quando estiver na máquina virtual ativa, todas as ações feitas no computador, com exceção da USB, serão dadas na máquina virtual. Se você inserir um CD, poderá visualizar na máquina, e assim por diante. Em outro tópico, ensinarei a usar uma pasta do sistema host de forma compartilhada com a máquina virtual ok? Abaixo, uma imagem do resultado final. Boa sorte e deixem comentários.

final

21 Comentários »

  1. – Fico muito grato e honrrado com pessoas como você, que se disponibiliza em favor de outros que nem mesmo conhece doando o seu tempo e o seu saber… muito obrigado, Deus te faça sem melhor e melhor.

    Comentário por Elias Resende — março 12, 2009 @ 12:01 am

  2. Instalei o programa, está perfeito. Porém tenho o Velox no Vista mas não consigo acessar a internet do XP virtual. Poderia me ajudar ?

    Comentário por Cristiano Campos — abril 2, 2009 @ 10:51 pm

  3. Muito boa dica, meu filho de 12 anos fez tudo,,,está muito contente, há tempos que me pede pra instalar o XP e tirar o Vista. Esta solução foi bem mais fácil, valeu.

    Comentário por Luiz Araujo — abril 8, 2009 @ 2:33 pm

  4. Parabéns!
    Possuo um notebook da HP no qual teria grande trabalho para instalar o windows XP (criar partição, achar drivers sata, procurar por todos os drivers necessários versão winXP no suporte da hp, etc), tudo para poder rodar um único programa que preciso e que não funciona no Vista, o Pinion.
    Esse tutorial ajudou muito nesse sentido.
    Valeu!

    Comentário por Fernando — abril 20, 2009 @ 6:18 pm

  5. Meu amigo, primeiramente “PARABENS” pela otima iniciativa, show de bola esse tutorial.

    Se serviu na hora exata!

    Rodo o vista no meu note mais tenho alguns programas que sao mais estaveis no XP.

    Parabens novamente e é de pessoas assim que precisamos.

    “fazer o bem sem olhar a quem”.
    Show de bola.

    T+

    Comentário por Fabiano — abril 20, 2009 @ 7:12 pm

  6. Kara essa vlw mesmo nota 10!!
    aguardo ansioso pela explicação da criação da pasta host!
    abraços!

    Comentário por Silvério — abril 26, 2009 @ 6:38 pm

  7. Cristiano.

    Você fez aquele passo descrito na figura 3 desse post? Nela eu mostro como configurar a placa de rede para funcionar na máquina virtual. Basta que vc faça o acesso pela sua máquina normal (a que fica o Vista) e depois usar na sua máquina virtual, depois de configurado o uso da placa de rede. Vc provavelmente acessa sua Velox pela placa de rede com fios. Configure a máquina para compartilhar essa placa e, provavelmente, tudo funcionará. Abraço

    Comentário por Fabiano Pachêco de Carvalho — maio 11, 2009 @ 9:30 pm

  8. Fernando.

    Instalei o Windows XP para rodar um programa específico também, que é uma programa de Radiologia Oral (sou dentista radiologista).

    Acabei me apaixonando pela virtualização e hoje tenho vários sistemas operacionais em formato virtual. Como sou usuário do GNU/Linux no dia-a-dia, geralmente tenho uma instalação do Ubunto só pra ficar fazendo testes de configuração… é muito bom poder fazer o que se quer sem ter medo de estragar nada na máquina! hehehehe

    Abraço

    Comentário por Fabiano Pachêco de Carvalho — maio 11, 2009 @ 9:34 pm

  9. por favor responde.

    PRimeiramente muito obrigado mas eu tenho um problema tenho umaplaca de video on board intel de 256 mb mas no virtual pc só aparece uma outra de 4 mb oq eu faço???

    Comentário por Heitor — junho 25, 2009 @ 8:36 pm

  10. faltou vc dizer se pra usar a placa de video, a minha é uma GFORCE e preciso instalar uns games

    Comentário por cunhabom — julho 3, 2009 @ 12:28 am

  11. Excelente tópico! Me ajudou pakas! Parabéns, abraço

    Comentário por Fábio Bruck — agosto 3, 2009 @ 7:41 pm

  12. hTem como fazer o inverso , instalar o vista dentro do xp

    Comentário por Elton — agosto 13, 2009 @ 7:39 pm

  13. Maravilha, show de bola. Era realmente o que estava precisando.

    Parabéns e obrigado.

    Comentário por Carlos Magno da Silva Guerra — agosto 17, 2009 @ 12:22 am

  14. Parabéns,
    o seu trabalho é de grande importancia para toda comunidade.
    Continue assim, sempre somando valores.

    Obrigado,

    e um abraço

    Comentário por Anderson Navarro — agosto 30, 2009 @ 1:04 pm

  15. Amigo, são poucas as pessoas que colaboram assim como você com tantam conteudos úteis. Parabens pela iniciativa…

    Comentário por Murilo Roniclei — setembro 19, 2009 @ 1:00 am

  16. muito bom! parabens!

    Comentário por tarciso de oliveira — setembro 20, 2009 @ 12:34 pm

  17. Muito bom o tutorial

    Comentário por Clelson — janeiro 2, 2010 @ 10:03 pm

  18. Excelente tutorial Deus te abençoe. Você me ajudou muito eu estava precisando fazer a maquina virtual mais eu fiquei com uma duvida terrivel depois que eu li o seu tutorial pude aprender muito. Obrigado mesmo caso voce tenha algum tutorial de como desenvolver sites usando o dreamweaver por favor me mande um e-mail. Obrigado!

    Comentário por Roque Luis — janeiro 4, 2010 @ 1:19 pm

  19. Olá. Gostaria apenas de agradecer pelo tutorial. Excelente!

    Comentário por Alysson Vasconcelos — março 1, 2010 @ 5:12 pm

  20. Muito obrigado pelo tutorial.
    Foi muito útil. Resolveu um grande problema em minha vida.

    Obrigado.

    Comentário por Marcos Terrin — março 19, 2010 @ 11:36 am

  21. Boa noite Galera,

    Quando vou rodar o CD do Windows XP fica aparecendo a seguinte messengem:

    CLINT MAC ADDR: (( uns números ))

    Fica carregando um certo tempo, depois aparece a seguinte messengem:

    No Boot filename received

    Estou fazendo alguma coisa errada ?
    Me ajudem se possível !

    Obrigada !

    Comentário por Camilla Alvarenga — maio 20, 2010 @ 9:47 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: