Dicas de Informática – por Fabiano

fevereiro 27, 2009

Edite suas fotos em grupo (em lote)

Filed under: GNU/linux — Tags:, , , , , , — Fabiano Pachêco de Carvalho @ 11:31 am

Olá a todos. Nesses tempos de foto digital, muitas vezes precisamos editar nossas fotos, alterando o formato do arquivo, o tamanho, acrescentando bordas e etc. Quando o objetivo é apenas edita uma foto ou outra, o trabalho é bem simples. Acontece que muitas vezes precisamos fazer edições em lotes de fotos, ou seja, em uma pasta inteira. Fazer uma edição comum a todas as fotos de forma individual é trabalho chato! Para isso, foram criados os programas que fazem o “batch”, que é a edição em lote de arquivos. No GNU/Linux, temos um programa leve, fácil de mexer e que é uma mão na roda quando se necessita fazer edição de fotos em grupo., o Phatch (que significa Photo+Batch). Esse programa está a 1 clique de ser instalado no Ubuntu, bastando procurá-lo na lista de programas, no “Adiocionar/Remover” dos menu “Aplicativos”, clicar nele e mandar instalar… fácil como quase tudo no Ubuntu.

Vou mostrar nesse post como fazer uma edição em um grupo de 70 fotos “.bmp” que se encontram em uma pasta, convertendo elas todas para o formato “.jpg” (formato mais comum usado nos computadores) e diminuindo as fotos em 50% do tamanho original. Vamos aos passos:

O programa funciona basicamente assim: você escolhe uma lista de tarefas que deseja executar nas fotos, depois indica onde estão as fotos e depois manda executar as tarefas… bem simples! Com o programa aberto, precisamos apenas clicar em “+”, para adicionar uma tarefa.

patch01

Na tela que se abriu, escolhi a tarefa “Escala”, pois queria diminuir o tamanho das fotos e depois cliquei em “Add”, para adicionar essa ação a minha lista de tarefas.

patch04

 

 

Cliquei em “+” novamente para escolher a tarefa “Salvar”, pois queria converter para o formato “.jpg”. Note que na lista de tarefas você terá um bom número de funções que poderá adicionar na sua lista de tarefas, como arredondar bordas, alterar brilho/contraste, espelhar as fotos, etc.  Sempre você deverá terminar a lista de tarefas com a função “Salvar”, pois só assim o programa funcionará. Parece lógico, uma vez que você precisa salvar os arquivos editados para que eles tenham efeito. 

 

 

 

 

 

Depois de listadas as tarefas, configurei elas como eu queria, expandindo a lista de funções e alterando os parâmetros de acordo com a minha finalidade.

patch05

 

 

Note na foto que coloquei a altura e largura em 50%, para que a fotos, depois de salvas ficassem em metade do seu tamanho original.  Na tarefa “Salvar”, escolhi que as fotos fossem salvas no formato “.jpg”, mantendo uma qualidade de 85, que é considerado boa qualidade para o formato JPEG. Uma vez feitas as alterações, cliquei no item “Nome do Arquivo”, para indicar onde estavam os arquivos que eu queria editar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

patch06

 

Uma vez configurado tudo, cliquei no ícone “Execute this action”, para executar minha lista de tarefas. Uma janela se abriu, perguntando onde estavam os arquivos

 

 

Na janela que se abriu, pude escolher que queria que as terfas fossem aplicadas a uma pasta. Indiquei a pasta onde meus arquivos se encontravam, bem como mandei que o programa procurasse, dentro da pasta escolhida, arquivos no formato “.bmp” e “.dib”. Isso é bastante útil quando se tem vários arquivos de fotos de diferentes formatos, pois permite que você faça uma edição seletiva dos arquivos pelo seu formato. Mantive desmarcada a opção “Sobrescrever as imagens existentes”, pois eu desejava manter os arquivos originais. Se não os quisesse, bastaria marcar essa opção. 

patch07

Feito isso, cliquei em “Batch” e pronto! Tudo feito. Minhas 70 imagens foram todas convertidas para JPEG e dimimuídas em 50% do seu tamanho original, tudo se uma única só vez. Economizei bastante tempo. Boa sorte e comentem ok?

3 Comentários »

  1. =]

    Comentário por João — julho 16, 2009 @ 2:11 pm

  2. Rapaz o maximo muito bommmm

    Comentário por Clovis — outubro 21, 2009 @ 9:46 am

  3. lol
    perfect!!!
    exatamente o que eu queria, vlw!

    Comentário por marcos — junho 27, 2010 @ 6:43 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: